11 de fev. de 2008

Melhorando a Criatividade, Inteligência e as Notas







Como o stress danifica o cérebro do estudante


O stress, a
pressão, a fadiga, a dieta pobre, o álcool, e as drogas, danificam as conexões neuronais entre o córtex pré-frontal-ou “GESTOR GERAL”-e o resto do cérebro. Quando um estudante está muito cansado ou sob stress mental ou físico prolongado, o cérebro “pula” seus circuitos executivos frontais racionais - os mais elevados e evoluídos – e começa a usar canais mais primitivos de estímulo/resposta. Consequentemente, a criança começa a responder às demandas diárias sem pensar ou ela toma decisões impulsivas de curta visão. Quando o GESTOR fica desconectado, emoções fortes, como o medo e o tédio se apoderam dele, e colorem de forma negativa a visão do mundo do estudante.

Como a técnica da MT otimiza o funcionamento do cérebro do estudante
















A técnica não religiosa da Meditação Transcendental proporciona a experiência de “alerta em descanso”, a qual reduz o stress, fortalece a comunicação entre o córtex pré-frontal e as diferentes áreas do cérebro, e desenvolve o funcionamento total do cérebro. Como resultado, o estudante que medita experimenta funções executivas mais fortes, com um pensamento de maior propósito, e tomada de decisões mais efetivas, com visão de longo alcance. Quando o GESTOR está plenamente ligado, a resposta emocional ao mundo é mais apropriada e equilibrada.