11 de fev. de 2008

Educação Baseada na Consciência Para o Desenvolvimento Total do Cérebro em Contraste Com a Educação Existente.


O ideal mais elevado da educação, em cada nação, é criar cidadãos ideais, capazes de dar plenitude às suas metas e, ao mesmo tempo, manter os interesses dos outros e o progresso da sociedade como um todo. Para esta meta ser uma realidade na vida diária, a educação deve desenvolver o recurso mais precioso de um país, o cérebro humano de cada cidadão.

A pesquisa mostra claramente que a educação hoje não realiza este imenso potencial. Este não é o caso da EBC.

A Pesquisa também mostra que as experiências ganhas através dos sistemas de educação convencionais ativam áreas específicas do cérebro sem promover o funcionamento integrado do cérebro como um todo. Tal educação, devido ao seu enfoque exclusivamente fragmentado do conhecimento, na realidade evita o desenvolvimento do funcionamento do cérebro.


Para que a educação seja completa, esta deve fornecer os três elementos necessários para o conhecimento completo:
  • Desenvolver o potencial criativo total do conhecedor
  • Avivar na totalidade todos os aspectos do processo de conhecer
  • Fornecer o conhecimento completo do conhecido


Tradicionalmente, a educação está focalizada naquilo que os estudantes estudam – o aspecto objetivo do conhecimento – sem desenvolver sistematicamente a base subjetiva do conhecimento - a consciência do estudante.

Evidências de décadas de pesquisa mostram que a Educação Baseada na Consciência que apresentamos promove o desenvolvimento holístico do funcionamento do cérebro e expande as capacidades mentais.

Nos centros educativos onde têm sido implementados, observa-se que os estudantes estão mais comprometidos academicamente, estão mais alertas, mais sadios e equilibrados, mais auto-realizados, mais satisfeitos com sua educação, mais harmoniosos nas suas relações, e mais maduros em comportamento moral, quando comparados com estudantes de outras instituições educativas.