12 de fev. de 2008

A Grande Influência na Sociedade Devido à Pratica em Grupo dos Programas de Meditação Transcendental e MT-Sidhis

PAZ MUNDIAL
e redução da criminalidade

UM RESULTADO DA EDUCAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA

Quando um grande grupo de especialistas em criar paz experimenta a Consciência Transcendental todos juntos, desfrutando da paz profunda do campo unificado, esta influência poderosa de paz se irradia pela sociedade inteira. Cinqüenta projetos de demonstração e vinte e três estudos publicados identificaram esta influência irradiadora de paz, a qual tem sido medida pela redução da delinqüência, redução de acidentes, redução da guerra e do terrorismo, ocorridos durante estes eventos.


O PODER DOS GRUPOS CRIADORES DE PAZ

Estudos mostraram um efeito de N2, se dez pessoas juntavam-se num grupo, tinham o efeito de 100 meditando sozinhas; 100 tinham o efeito de 10.000, etc.

Os resultados produzidos por grupos criadores de paz temporários (com duração de semanas ou meses) têm sido consistentemente positivos - com redução quase imediata de mortes em guerra, em média superiores a 70%.

A pesquisa mencionada até aqui demonstrou que grupos temporários de criadores de paz reduzem a delinqüência, a guerra e o terrorismo, e que grandes grupos (7.000-8.000) reduzem de forma mensurável e inequívoca o terrorismo e os conflitos a nível mundial. Em todos os casos, infelizmente, quando os grupos tiveram que ser desfeitos, os níveis de violência aumentaram outra vez.

A pergunta natural que surge é: o que ocorreria se um grupo de 8.000 especialistas criadores de paz fosse mantido permanentemente? Idealmente, um grupo tal, não somente reduziria a guerra rapidamente, mas, também, certamente, acabaria com todos os grandes conflitos.

Esta hipótese também foi testada. Durante cerca de 3 anos, de 1988 a 1990, numa localidade perto de Nova Delhi, na Índia, um único filantropo apoiou a criação de um grupo de 8.000 especialistas na técnica da Meditação Transcendental e o programa avançado de MT-Sidhis, incluindo o Vôo Yóguico. Ao longo desses três anos, os maiores conflitos no mundo resolveram-se pacificamente. Primeiro, a guerra de sete anos entre Irã e Iraque que tinha provocado milhões de mortes, chegou a seu fim. Depois, depois de cinco anos do início, terminou a brutal invasão de Afeganistão realizada pela União Soviética. Ainda mais alentador, em 1989 caiu o Muro de Berlim, a União Soviética se dissolveu, e quarenta anos de Guerra Fria que ameaçavam perigosamente com uma guerra nuclear a nível mundial, simplesmente se diluíram. Todos estes efeitos tinham sido previstos e anunciados com anterioridade à imprensa em julho de 1986, que estes seriam os resultados do grupo de 8.000.

Na opinião de Maharishi Mahesh Yogi, isto foi um vislumbre do que a vida pode chegar a ser quando uma influência de paz se estende pelo mundo. Baseando-se na pesquisa e na experiência, a meta de Maharishi é reunir grandes grupos criadores de paz de forma permanente, para criar uma influência invencível de harmonia e coerência que purifique a consciência coletiva em todo o mundo, e que crie um estado de paz mundial permanente.

A Consciência Coletiva

Na teoria de Maharishi, a consciência coletiva é a totalidade da consciência de grupo formada pelas consciências individuais, o que dá lugar a uma entidade que é mais que a soma de suas partes. Do mesmo modo que a consciência do indivíduo determina seu pensamento e comportamento, a consciência coletiva da sociedade governa a atividade da vida social. Assim, cada nível de consciência coletiva corresponde a um nível de organização social, familiar, da comunidade, da cidade, do estado, da nação, e do mundo (Maharishi, 1976: 2). A consciência individual é a base unitária de todos os níveis de consciência coletiva, influenciando a todos estes níveis de consciência coletiva e sendo, por sua vez, influenciada por todos eles. O determinante principal da qualidade do comportamento na sociedade é o nível de coerência na consciência coletiva (1978: 123-129). Do mesmo modo que a qualidade da consciência individual reflete o nível de integração funcional entre os vários subcomponentes que compõem o sistema nervoso, se diz que a coerência social é uma função do grau de cooperação ou interação complementar entre os indivíduos ou subgrupos que compreendem a sociedade. A coerência social reflete-se na integração espontânea das necessidades do indivíduo. e dos vários subgrupos, com os da sociedade como um tudo; a incoerência social resulta em frustração do indivíduo e dos grupos em suas necessidades e, em decorrência disto, em conflito e stress coletivo (1978: 146-156).

Tem sido realizados mais de 50 projetos demonstrativos sobre este efeito ( chamado de Efeito Maharishi em homenagem a Maharishi Mahesh Yogi que previu este fenômeno), a maioria dos quais foram recolhidos em 23 estudos publicados em revistas científicas revisadas por acadêmicos independentes. Considerando os estudos em seu conjunto é que se obtém uma conclusão muito animadora para a enorme quantidade de problemas, como os que se enfrenta o mundo de hoje. As revistas científicas onde foram publicados incluem:

Journal of Conflict Resolution
Social Indicators Research
Journal of Mind and Behaviour
Journal of Crime and Justice
Pshychology, Crime and Law
Social Science Perspectives
Journal of Offender Rehabilitation

Para maiores informações: http://www.invincibledefence.org/research/research.html ou http://www.mum.edu/m_effect/


PÁGINAS WEB DE INTERESSE
http://www.stressfreeschools.org/

http://www.cbeprograms.org/

http://www.mum.edu/

http://www.maharishischooliowa.org/

http://www.davidlynchfoundation.org/

http://www.demonstrationproject.org/

http://www.pazpermanente.org/

http://www.pazpermanente.com.br/

http://www.meditacaotranscendental.com.br/index.htm

http://www.meditar.org.br/