19 de fev. de 2008

Aconteceu.

O primeiro curso do ano da EBC-MT reuniu mais de 400 pessoas nesta primeira fase.




Para o esclarecimento de algum ponto que não foi considerado durante as palestras poderão ser enviadas mensagens para o endereço: meditar.ebc@gmail.com


As pessoas que não tivereram a oportunidade de aprender a técnica neste primeiro momento haverão outras oportunidades ao longo do ano e os cursos serão sempre divulgados pelo blog.

14 de fev. de 2008

Próximo Curso de MT


- Curso de Meditação Transcendental – Educação Baseada Na Consciência – E.B.C. – Fase 1

Todos os alunos, funcionários, professores e familiares estão convidados a participar do curso de Meditação Transcendental.

Para o próximo curso os alunos interessados deverão fazer inscrição por email e serão informados sobre a próxima data e hora.



>> Curso de MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL será oferecido aos alunos das Faculdades Promove.

A Soebras oferecerá aos alunos das Faculdades Promove, gratuitamente, o curso de Meditação Transcendental - eficiente técnica para obter um relaxamento profundo; eliminar o estresse, a insônia e a ansiedade; aumentar a auto-estima, a concentração e a criatividade; e promover a saúde.

Praticada por seis milhões de pessoas em todo o mundo, a Meditação Transcendental tem sua eficácia comprovada por diversos estudos científicos, e independe de crenças religiosas.

Em Belo Horizonte, os alunos interessados devem se inscrever pelo e-mail: meditar.ebc@gmail.com informando o número da matrícula, curso e o horário de preferência. Em Sete Lagoas, os alunos que tiverem interesse em participar do curso devem procurar o Centro Acadêmico. Participe!




12 de fev. de 2008

Conheça a EBC no Brasil




No Brasil o Projeto de Educação Baseada na Consciência está se desenvolvendo largamente no estado de Minas Gerais.

A rede de ensino Soebras (31 mil alunos) , que inclui colégios, supletivos, pré-vestibular e faculdades Promove, assinou o convênio com a SIM-Sociedade Internacional de Meditação para a implementação da EBC.


Devido ao grande êxito do projeto, hoje muitas escolas públicas do estado de Minas Gerais assinaram os acordos para a sua implementação.

Na Fundação Hilton Rocha (hospital de olhos em BH), foi implantado o Programa de Desenvolvimento Corporativo onde a técnica da MT® foi oferecida aos funcionários e aos seus familiares.

Durante o período de férias escolares este programa foi implantado também nas seguintes instituições:

Os asilos:

Lar Clotilde Martins
Lar dos Idosos São José








Presidente da Associação Internacional de Meditação-SIM
Sarah Pondé


Coordenador:
Joan Roura
Bertran Canac

Professores de Meditação do Projeto:

Juliana Brescovicci
Eliana Homenco
Flávia Baptista
Leila B. Bonadiu
Maria José do Nascimento (Masé)
Gregório Rodriguez
Maria de Lourdes Diniz
Jacinto Osawa


Entre em contato conosco pelo email:




meditar.ebc@gmail.com




Telefone: +55 31 2555 9595













































IMPRENSA e PESQUISAS CIENTÍFICAS

A Educação Baseada na Consciência

em importantes meios criadores de opinião








A eficiência da Educação Baseada na Consciência tem sido validada por centenas de pesquisas científicas e décadas de experiência educacional. Os benefícios holísticos produzidos por esta abordagem podem ser alcançados facilmente pelo sistema educacional de qualquer país, universidade ou escola, incorporando a experiência e o estudo da consciência no currículo existente, sem mudar de forma alguma o seu sistema educacional.


Pesquisas e Estudos Sobre a Técnica da Meditação Transcendental foram publicados em mais de 100 jornais científicos de renome:


Academy of Management Journal
Addictive Behaviors
Alcoholism Treatment Quarterly
American Journal of Cardiology American Journal of Health Promotion
American Journal of Hypertension
American Journal of Managed Care
American Journal of Physiology American Journal of Psychiatry American Psychologist
Annals of Behavioral Medicine
Archives of Internal Medicine (JAMA)
Behavioral Medicine
Biological Psychology
British Journal of Educational Psychology
British Journal of Psychology
Bulletin on Narcotics
Bulletin of the Society of Psychologists in Addictive Behaviors
Business and Health
Circulation
Clinical and Experimental Pharmacology and Physiology
Clinical Research
Consciousness and Cognition
Frontiers in Bioscience
Criminal Justice and Behavior
Education
Electroencephalography and Clinical Neurophysiology
Energy Metabolism
European Journal of Endocrinology
European Journal of Physiology (Pflugers Archiv)
Experientia
Experiential Medicine (Erfahrungsheilkunde)
Experimental Neurology
German Journal of Clinical Psychology (Zeitschrift fur Klinische Psychologie)
German Journal of General Medicine (Zeitschrift fur Allgemeinmedizin)
Health and Quality of Life Outcomes
Hormones and Behavior
Hospital and Community Psychiatry
Human Physiology
Hypertension (AHA)
Intelligence
International Congress of Internal Medicine Abstracts
International Journal of Comparative and Applied Criminal Justice
International Journal of Neuroscience
International Journal of Psychophysiology
International Journal of the Addictions
Japanese Journal of Industrial Health
Japanese Journal of Public Health
Journal of Adult Development
Journal of Business & Psychology
Journal of Aging and Health
Journal of Alternative and Complementary Medicine
Journal of Applied Physiology: Respiratory, Environmental and Exercise Physiology
Journal of Behavioral Medicine Journal of Biomedicine
Journal of Chronic Disease and Therapeutic Research
Journal of Clinical Psychiatry
Journal of Clinical Psychology
Journal of Conflict Resolution
Journal of Counseling and Development
Journal of Counseling Psychology
Journal of Creative Behavior
Journal of Crime and Justice
Journal of Criminal Justice
Journal of Human Stress
Journal of Humanistic Psychology
Journal of Hypertension
Journal of Inhalation Technology
Journal of Management Education
Journal of Mind and Behavior
Journal of Moral Education
Journal of the National Medical Association
Journal of Neural Transmission Journal of Offender Rehabilitation
Journal of Personality and Individual Differences
Journal of Personality and Social Psychology
Journal of Personality Assessment
Journal of Psychology
Journal of Psychosomatic Research
Journal of Social Behavior and Personality
Journal of the American Aging Association
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Os estudos foram conduzidos em mais de 200 universidades e centros de pesquisas incluindo:

Escolas de Medicina:

Harvard Medical School
Medical College of Georgia
Medical College of Wisconsin
Stanford Medical School
UCLA Medical School
University of California Medical School, San Francisco
University of Chicago Medical School
University of Colorado Medical Center
University of Michigan Medical School
University of Southern California Medical School
University of Virginia Medical Center
Yale Medical School

Universidades:

Boston University
Cornell University
George Washington University
Harvard University
Indiana University
Maharishi University of Management
Massachusetts Institute of Technology
Ohio State University
Pennsylvania State University
Princeton University
Purdue University
Stanford University
UCLA
University of Arkansas
University of California, Berkeley
University of California, San Diego
University of Florida
University of Georgia
University of Kansas
University of Maryland
University of Massachusetts
University of Michigan
University of Minnesota

As pesquisas e estudos a baixo foram selecionados entre mais de 600 estudos publicados (veja a Bibliografia) conduzidos por uma extensa gama de instituições de pesquisas independentes.

Funcionamento Mental:

Aumento da coerência cerebral:
International Journal of Neuroscience (116: 1519–1538, 2006)

Aumento do uso das reservas do cérebro
Human Physiology (25: 171–180, 1999)

Aumento da criatividade
Journal of Creative Behavior (13(3): 169–180, 1979)

Maior habilidade de foco e compreesão abrangente
Perceptual and Motor Skills (39: 1031–1034, 1974)

Aumento do auto-desenvolvimeto
Journal of Social Behavior and Personality (17(1): 93–121, 2005)

Bem-estar Mental

Aumenta a tranqüilidade
Physiology & Behavior (35: 591–595, 1985)

Aumenta a atualização do ego
Journal of Social Behavior and Personality (6: 189–248, 1991)

Aumeto de força do auto-conceito
British Journal of Psychology (73: 57–68, 1982)

Diminui a ansiedade
Journal of Clinical Psychology (45: 957–974, 1989)

Diminui a depressão
Journal of Counseling and Development (64: 212–215, 1985)

Saúde Fisiológica

Melhora a saúde em estudantes universitários
Journal of Instructional Psychology (22: 308–319, 1995)

Indicadores fisiológicos de descanso profundo
American Psychologist (42: 879–881, 1987)

Redução de doenças e despesas médicas
American Journal of Managed Care (3: 135–144, 1997)

Redução da pressão sangüínea alta
Hypertension (26: 820–827, 1995)

Local de Trabalho

Melhora a performace no trabalho
Academy of Management Journal (17: 362–368, 1974)

Aumenta a satisfação no trabalho
Academy of Management Journal (17: 362–368, 1974)


Como Implementar a Educação Baseada na Consciência


O Programa de Educação Baseada na Consciência é de fácil implementação em qualquer escola pública ou particular, sem ter que fazer grandes mudanças no Planejamento escolar ou horários existentes.

Há quatro características simples que qualquer escola ou universidade pode adotar:

1. O Programa da Meditação Transcendental. Instrutores profissionalmente treinados ensinam esta técnica aos professores da escola e depois aos estudantes. Assim, os professores supervisionam a prática da técnica da Meditação Transcendental na classe durante 10 a 15 min, duas vezes ao dia. Os pais que desejam, são bem-vindos a aprender a técnica, se eles podem se dedicar alguns minutos pela manhã e pela tarde para a prática da técnica.

2. O Vôo Ióguico. Instrutores profissionalmente treinados ensinam a técnica aos alunos da escola e aos professores. Depois um instrutor especializado e treinado profissionalmente dirige a prática em grupo do programa MT-Sidhis na escola durante 1 hora duas vezes ao dia.

3.O Plano de Estudo Baseado na Consciência. (optativo). Além da técnica da Meditação Transcendental, o Plano de Estudos da Educação Baseada na Consciência, que compreende o curso da Inteligência Criativa (ou o curso do Conhecimento Total nas universidades), é ensinado pelo menos uma vez por semana. Em uma linguagem apropriada para a idade, este Plano de Estudos apresenta princípios universais -leis naturais- que os estudantes encontram em comum com todas as disciplinas acadêmicas e a sua própria experiência, à medida que sua inteligência criativa se desenvolve.

4.A Preparação dos Professores. No caso do Plano de Estudos Baseado na Consciência seja implementado, se oferecerá os programas que capacitam os professores para ensiná-lo.


CRIAÇÃO DE ESCOLAS DE INVENCIBILIDADE

Escolas sem stress, convidam cada escola ou sistema escolar que participe deste programa a estabelecer conjuntamente uma nova escola de Invencibilidade em sua cidade e contribuir desta maneira para a Invencibilidade Nacional através da educação ideal e da prática em grupo do programa MT-Sidhis, que inclui o Vôo Ióguico.




A Educação Baseada na Consciência é a evolução natural para os Educadores responsáveis em todos os lugares. Sua implementação é simples, e seus resultados são efetivos e contundentes. Os Educadores que tem um desejo sincero de fazer o melhor pelos seus estudantes e eliminar as debilidades da educação atual são bem-vindos a incorporar este programa imediatamente em seus sistemas educativos.




A Grande Influência na Sociedade Devido à Pratica em Grupo dos Programas de Meditação Transcendental e MT-Sidhis

PAZ MUNDIAL
e redução da criminalidade

UM RESULTADO DA EDUCAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA

Quando um grande grupo de especialistas em criar paz experimenta a Consciência Transcendental todos juntos, desfrutando da paz profunda do campo unificado, esta influência poderosa de paz se irradia pela sociedade inteira. Cinqüenta projetos de demonstração e vinte e três estudos publicados identificaram esta influência irradiadora de paz, a qual tem sido medida pela redução da delinqüência, redução de acidentes, redução da guerra e do terrorismo, ocorridos durante estes eventos.


O PODER DOS GRUPOS CRIADORES DE PAZ

Estudos mostraram um efeito de N2, se dez pessoas juntavam-se num grupo, tinham o efeito de 100 meditando sozinhas; 100 tinham o efeito de 10.000, etc.

Os resultados produzidos por grupos criadores de paz temporários (com duração de semanas ou meses) têm sido consistentemente positivos - com redução quase imediata de mortes em guerra, em média superiores a 70%.

A pesquisa mencionada até aqui demonstrou que grupos temporários de criadores de paz reduzem a delinqüência, a guerra e o terrorismo, e que grandes grupos (7.000-8.000) reduzem de forma mensurável e inequívoca o terrorismo e os conflitos a nível mundial. Em todos os casos, infelizmente, quando os grupos tiveram que ser desfeitos, os níveis de violência aumentaram outra vez.

A pergunta natural que surge é: o que ocorreria se um grupo de 8.000 especialistas criadores de paz fosse mantido permanentemente? Idealmente, um grupo tal, não somente reduziria a guerra rapidamente, mas, também, certamente, acabaria com todos os grandes conflitos.

Esta hipótese também foi testada. Durante cerca de 3 anos, de 1988 a 1990, numa localidade perto de Nova Delhi, na Índia, um único filantropo apoiou a criação de um grupo de 8.000 especialistas na técnica da Meditação Transcendental e o programa avançado de MT-Sidhis, incluindo o Vôo Yóguico. Ao longo desses três anos, os maiores conflitos no mundo resolveram-se pacificamente. Primeiro, a guerra de sete anos entre Irã e Iraque que tinha provocado milhões de mortes, chegou a seu fim. Depois, depois de cinco anos do início, terminou a brutal invasão de Afeganistão realizada pela União Soviética. Ainda mais alentador, em 1989 caiu o Muro de Berlim, a União Soviética se dissolveu, e quarenta anos de Guerra Fria que ameaçavam perigosamente com uma guerra nuclear a nível mundial, simplesmente se diluíram. Todos estes efeitos tinham sido previstos e anunciados com anterioridade à imprensa em julho de 1986, que estes seriam os resultados do grupo de 8.000.

Na opinião de Maharishi Mahesh Yogi, isto foi um vislumbre do que a vida pode chegar a ser quando uma influência de paz se estende pelo mundo. Baseando-se na pesquisa e na experiência, a meta de Maharishi é reunir grandes grupos criadores de paz de forma permanente, para criar uma influência invencível de harmonia e coerência que purifique a consciência coletiva em todo o mundo, e que crie um estado de paz mundial permanente.

A Consciência Coletiva

Na teoria de Maharishi, a consciência coletiva é a totalidade da consciência de grupo formada pelas consciências individuais, o que dá lugar a uma entidade que é mais que a soma de suas partes. Do mesmo modo que a consciência do indivíduo determina seu pensamento e comportamento, a consciência coletiva da sociedade governa a atividade da vida social. Assim, cada nível de consciência coletiva corresponde a um nível de organização social, familiar, da comunidade, da cidade, do estado, da nação, e do mundo (Maharishi, 1976: 2). A consciência individual é a base unitária de todos os níveis de consciência coletiva, influenciando a todos estes níveis de consciência coletiva e sendo, por sua vez, influenciada por todos eles. O determinante principal da qualidade do comportamento na sociedade é o nível de coerência na consciência coletiva (1978: 123-129). Do mesmo modo que a qualidade da consciência individual reflete o nível de integração funcional entre os vários subcomponentes que compõem o sistema nervoso, se diz que a coerência social é uma função do grau de cooperação ou interação complementar entre os indivíduos ou subgrupos que compreendem a sociedade. A coerência social reflete-se na integração espontânea das necessidades do indivíduo. e dos vários subgrupos, com os da sociedade como um tudo; a incoerência social resulta em frustração do indivíduo e dos grupos em suas necessidades e, em decorrência disto, em conflito e stress coletivo (1978: 146-156).

Tem sido realizados mais de 50 projetos demonstrativos sobre este efeito ( chamado de Efeito Maharishi em homenagem a Maharishi Mahesh Yogi que previu este fenômeno), a maioria dos quais foram recolhidos em 23 estudos publicados em revistas científicas revisadas por acadêmicos independentes. Considerando os estudos em seu conjunto é que se obtém uma conclusão muito animadora para a enorme quantidade de problemas, como os que se enfrenta o mundo de hoje. As revistas científicas onde foram publicados incluem:

Journal of Conflict Resolution
Social Indicators Research
Journal of Mind and Behaviour
Journal of Crime and Justice
Pshychology, Crime and Law
Social Science Perspectives
Journal of Offender Rehabilitation

Para maiores informações: http://www.invincibledefence.org/research/research.html ou http://www.mum.edu/m_effect/


PÁGINAS WEB DE INTERESSE
http://www.stressfreeschools.org/

http://www.cbeprograms.org/

http://www.mum.edu/

http://www.maharishischooliowa.org/

http://www.davidlynchfoundation.org/

http://www.demonstrationproject.org/

http://www.pazpermanente.org/

http://www.pazpermanente.com.br/

http://www.meditacaotranscendental.com.br/index.htm

http://www.meditar.org.br/

11 de fev. de 2008

Todas as práticas de meditação melhoram o funcionamento do cérebro como um todo?

Não. De acordo com a pesquisa, diferentes técnicas de meditação produzem efeitos diferentes na mente e no corpo–da mesma forma que diferentes medicamentos afetam a mente e o corpo de forma diferente. O Eletroencefalograma (EEG) e imagens do cérebro mostram que apenas o desdobramento de “consciência pura” – o estado assentado de consciência ilimitada - ganho durante a técnica da Meditação Transcendental aviva e integra todo o cérebro. Técnicas de meditação “mindfullness”, “visualização”, ou “concentração” avivam áreas e funções isoladas do cérebro.





Os resultados de oito meta-análises, com um total de 597 estudos, têm encontrado que a técnica da Meditação Transcendental é mais efetiva que outras técnicas e programas de meditação/relaxamento em reduzir a ansiedade, a pressão sanguínea, em produzir um relaxamento fisiológico profundo, aumentar a auto-realização, em melhorar parâmetros psicológicos e em diminuir o consumo de cigarro, drogas e álcool. Orme-Johnson, D.W., Walton, K.G. American Journal of Health Promotion vol 2(5), 297-299, 1998

“1 de cada 5 afroamericanos sofre de hipertensão” American Heart Association

“Obrigado pela MT. E o digo do fundo do meu coração. Me tem ajudado muito. Gostaria que cada estudante pudesse meditar”

Kenny,idade 14, 3 anos meditando.



Pesquisas científicas verificam que a EBC promove desenvolvimento na direção do pleno uso do potencial cerebral

Maior integração de todas as áreas corticais durante a prática da técnica da Meditação Transcendental – medido pelo maior uso das reservas latentes do cérebro; aumento da sincronia e coerência da atividade eletroencefalográfica em diversas freqüências e áreas corticais; e aumento do fluxo sanguíneo no cérebro, amplamente por todo o córtex.

Maior integração de estilos diversos de funcionamento do cérebro – tal e como têm sido medidos pela maior ativação de cada hemisfério cerebral; e pela integração única do EEG associada com a experiência de estados mais elevados de consciência.

Maior integração e eficiência do funcionamento do cérebro na base dos processos cognitivosmedido pelo processamento mais rápido do cérebro a estímulos sensoriais e cognitivos; e pelo desenvolvimento de habilidades cognitivas que estão associadas com um funcionamento mais integrado do funcionamento do cérebro, incluindo a inteligência, a independência de campo, e o desenvolvimento do ego, os quais anteriormente pensava-se que deixavam de se desenvolver depois do amadurecimento inicial do cérebro, ao final da infância.

Maior integração e efetividade nos processos do funcionamento total do cérebro, sistema nervoso periférico e neuroendócrinos – medido por respostas mais adaptativas ao stress por parte do sistema nervoso autônomo e sistema endócrino; e pela inversão dos efeitos prejudiciais do processo de envelhecimento, mostrado em uma grande variedade de variáveis fisiológicas, cognitivas e comportamentais.

Aumento do Uso das Reservas Latentes do Cérebro

através da Meditação Transcendental

Níveis altos de coerência EEG medidos durante a Meditação Transcendental têm sido correlacionados significativamente com maior criatividade, maior eficiência em aprender novos conceitos, maior raciocínio moral, inteligência verbal mais alta (QI), menor neuroticismo, maiores ganhos acadêmicos, experiência mais clara de Consciência Transcendental, e maior eficiência neurológica (recuperação mais rápida do reflexo espinal).

Referências: International Journal of Neuroscience 13: 211–217, 1981; 15: 151–157, 1981; Scientific Research on Maharishi’s Transcendental Meditation and TM-Sidhi Programme: Collected Papers, Volume 1: 208–212, 1977; Volume 4: 2245–2266, 1989.

(31a) Program Abstracts of the International Symposium “Consciousness and Brain,” Russian Academy of Science, Moscow, p. 19, 1992.
(31b) Human Physiology 25: 175-180, 1999.

  • Maior Sincronia do Funcionamento do Cérebro

Referências:(32) Electroencephalography and Clinical Neurophysiology 35: 143–151, 1973.
(33) Revue d’Electroencephalographie et de Neurophysiologie Clinique 4: 445–453, 1974.

  • Aumento da coerência EEG durante a Consciência Transcendental
    Referência: Psychosomatic Medicine 46: 267–276, 1984.
  • Aumento do fluxo sanguíneo no cérebro
    Referência: Physiology & Behavior 59: 399–402, 1996.
  • Maior Ativação de Cada Hemisfério Cerebral
    Integração de estilos diversos de funcionamento do cérebro associado com experiências de estados mais elevados de consciência
    Referência: Psychophysiology 14: 293–296, 1977.
  • Integração do Funcionamento Cerebral
    Referência: International Journal of Neuroscience 13: 211–217, 1981; 15: 151–157, 1981; Scientific Research on Maharishi’s Transcendental Meditation and TM-Sidhi Programme: Collected Papers, Volume 1: 208–212, 1977; Volume 4: 2245–2266, 1989.
  • Desenvolvimento da Inteligência – Aumento do QI em estudantes universitários
    Referência: Personality and Individual Differences 12: 1105­1116, 1991.



Educação Baseada na Consciência Para o Desenvolvimento Total do Cérebro em Contraste Com a Educação Existente.


O ideal mais elevado da educação, em cada nação, é criar cidadãos ideais, capazes de dar plenitude às suas metas e, ao mesmo tempo, manter os interesses dos outros e o progresso da sociedade como um todo. Para esta meta ser uma realidade na vida diária, a educação deve desenvolver o recurso mais precioso de um país, o cérebro humano de cada cidadão.

A pesquisa mostra claramente que a educação hoje não realiza este imenso potencial. Este não é o caso da EBC.

A Pesquisa também mostra que as experiências ganhas através dos sistemas de educação convencionais ativam áreas específicas do cérebro sem promover o funcionamento integrado do cérebro como um todo. Tal educação, devido ao seu enfoque exclusivamente fragmentado do conhecimento, na realidade evita o desenvolvimento do funcionamento do cérebro.


Para que a educação seja completa, esta deve fornecer os três elementos necessários para o conhecimento completo:
  • Desenvolver o potencial criativo total do conhecedor
  • Avivar na totalidade todos os aspectos do processo de conhecer
  • Fornecer o conhecimento completo do conhecido


Tradicionalmente, a educação está focalizada naquilo que os estudantes estudam – o aspecto objetivo do conhecimento – sem desenvolver sistematicamente a base subjetiva do conhecimento - a consciência do estudante.

Evidências de décadas de pesquisa mostram que a Educação Baseada na Consciência que apresentamos promove o desenvolvimento holístico do funcionamento do cérebro e expande as capacidades mentais.

Nos centros educativos onde têm sido implementados, observa-se que os estudantes estão mais comprometidos academicamente, estão mais alertas, mais sadios e equilibrados, mais auto-realizados, mais satisfeitos com sua educação, mais harmoniosos nas suas relações, e mais maduros em comportamento moral, quando comparados com estudantes de outras instituições educativas.

Melhorando a Criatividade, Inteligência e as Notas







Como o stress danifica o cérebro do estudante


O stress, a
pressão, a fadiga, a dieta pobre, o álcool, e as drogas, danificam as conexões neuronais entre o córtex pré-frontal-ou “GESTOR GERAL”-e o resto do cérebro. Quando um estudante está muito cansado ou sob stress mental ou físico prolongado, o cérebro “pula” seus circuitos executivos frontais racionais - os mais elevados e evoluídos – e começa a usar canais mais primitivos de estímulo/resposta. Consequentemente, a criança começa a responder às demandas diárias sem pensar ou ela toma decisões impulsivas de curta visão. Quando o GESTOR fica desconectado, emoções fortes, como o medo e o tédio se apoderam dele, e colorem de forma negativa a visão do mundo do estudante.

Como a técnica da MT otimiza o funcionamento do cérebro do estudante
















A técnica não religiosa da Meditação Transcendental proporciona a experiência de “alerta em descanso”, a qual reduz o stress, fortalece a comunicação entre o córtex pré-frontal e as diferentes áreas do cérebro, e desenvolve o funcionamento total do cérebro. Como resultado, o estudante que medita experimenta funções executivas mais fortes, com um pensamento de maior propósito, e tomada de decisões mais efetivas, com visão de longo alcance. Quando o GESTOR está plenamente ligado, a resposta emocional ao mundo é mais apropriada e equilibrada.

10 de fev. de 2008

DESENVOLVIMENTO TOTAL DO CÉREBRO PARA EXCELÊNCIA ACADÊMICA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA

O Programa de Educação Baseada na Consciência (EBC) de Maharishi permite dar plenitude a esta responsabilidade ao desenvolver sistematicamente a inteligência e a criatividade latente dos estudantes, de tal forma que possam experimentar maior sucesso e plenitude cada dia. Isto se atinge através de técnicas comprovadas para o desenvolvimento da consciência e do funcionamento integrado do cérebro.

O desenvolvimento da consciência e do funcionamento integrado do cérebro é chave na educação.

Seleção de resultados das pesquisas científicas:

Benefícios relevantes aos estudantes:

• Melhora dos resultados acadêmicos

• Aumento da criatividade

• Aumento de inteligência fluida (QI)

• Melhora do comportamento moral

• Diminuição do uso de drogas

• Redução do stress e da ansiedade

• Aumento da auto-estima

• Melhora da saúde geral

• Aumento da independência de campo (não ser tão facilmente influenciável pelos outros)


Benefícios relevantes aos professores:

*Redução do stress

*Aumento da energia e vitalidade

*Redução na incidência de doenças

*Diminuição do uso do seguro de saúde

*Aumento da clareza mental

*Aumento do bem estar mental

*Aumento da eficiência

*Aumento da auto-realização

O quanto os estudantes ganham da sua educação depende fundamentalmente da qualidade de seu alerta interior, ou consciência.


O Programa de Meditação Transcendental para o desenvolvimento sistemático da consciência: A Meditação Transcendental é uma técnica natural, sem esforço, que se pratica duas vezes ao dia por 15-20 minutos, e que estabelece a mente no seu nível mais silencioso, criativo e agradável – a Consciência Transcendental –o campo da própria inteligência. Esta prática também dá um descanso profundo, que dissolve o stress acumulado e restaura o funcionamento equilibrado da mente e do corpo. Físicos teóricos avançados identificam a Consciência Transcendental como o campo unificado da lei natural, de onde todos os campos de força e matéria emergem, dando lugar a todas as leis da natureza no universo.


As últimas teorias quânticas de campos têm revelado níveis progressivamente mais unificados de funcionamento da natureza. , níveis mais profundos nos quais as forças e campos de matéria, superficialmente diversificados, aparecem unificados, culminando na descoberta recente das teorias de um campo completamente unificado. Estas teorias, baseadas nas formulações da supercorda, identificam um campo universal de inteligência da natureza na base de todos os fenômenos naturais — o potencial total da lei natural que dá lugar a todas as partículas e campos de força que estruturam o universo. Este marco poderoso e elegante traz plenitude a todos os requerimentos da tão longamente almejada “Teoria do Todo” na física, e também ao sonho de Einstein de um campo unificado — um fundamento teórico único e unificado de todas as leis da natureza.



A tradição mais antiga da humanidade explica que a mente humana pode contatar diretamente o campo unificado da inteligência da natureza. Com a técnica adequada, a mente se assenta a estados cada vez mais silenciosos do processo de pensar. Eventualmente a mente transcende a atividade de pensar, e experimenta a Consciência Transcendental, o campo unificado da lei natural, o campo de silêncio puro – um campo de paz, inteligência, criatividade e alerta.